Ago/2010
R$ 832.57
Variação
0.63 %        [+]

 
É preciso checar bem na hora de comprar o imóvel usado, há risco

Tribuna da Bahia


 


A microempresária Rose Fonseca não resistiu ao anúncio no jornal de um imóvel na Av Centenário, com quase duzentos metros quadrados de área e um preço pelo menos 20% menor do que o de mercado - Fui olhar o apartamento e não acreditei! Além do espaço maravilhoso a aparência estava ótima. Não tive dúvidas na hora de fazer o negócio e paguei a vista - No final das contas o barato saiu caro: O prédio era antigo, foi construído na década de 1970. Problemas no encanamento, na parte elétrica, na estrutura das janelas e no piso, ocasionaram uma reforma que deixou a compradora no prejuízo. Rose não foi a primeira a se deixar levar pelas aparências num mercado que envolve quantias significativas e que, por isso mesmo, exige grandes cuidados.


 


Uma coisa puxa a outra. Salvador está entre as cidades brasileiras que registraram o maior crescimento no mercado imobiliário nos últimos anos. A prova disso é que 9,5% do PIB baiano no primeiro trimestre deste ano foi puxado pela construção civil. Junto com isso veio a facilidade de acesso a financiamentos, queda nos juros e aumento dos prazos para pagamento. Segundo dados do CRECI Conselho Regional de Corretores de Imóveis, os novos empreendimentos não estão sendo suficientes para suprir a demanda de consumo na cidade.


 


Por conta disso já houve uma valorização de mais de 30% no valor dos usados. De acordo com dados do IBGE o preço médio do metro quadrado dos imóveis residenciais usados em salvador é de R$ 2.915,00. A julgar por essa referência, um apartamento de 100 m², está valendo em média quase 300 mil reais. A depender do bairro essa valorização foi ainda maior. Mas como fazer para não cair na armadilha dos imóveis maquiados para a venda que acabam iludindo o comprador?


Jean Karr, representante da Century 21, a maior rede de imobiliárias do mundo, dá algumas dicas importantes para orientar os compradores - Primeiro é preciso não ter pressa na hora de fechar o negócio. Observar com paciência todas as opções disponíveis. Além disso, é essencial procurar a ajuda de um corretor, profissional habilitado pelo CRECI, para dividir a responsabilidade da escolha. Além de ter experiência na identificação de problemas ocultos na estrutura do imóvel, ele pode ajudar a evitar surpresas desagradáveis com a parte da documentação. Essa dica vale também para quem está vendendo - orienta Jean Karr.




Versão para impressão