CUB-DF/M²

CUB-DF/m²

O CUB-DF/m² (R8-N) apresentou o valor de R$ 1.276,05 em agosto. O número representa uma variação positiva de 0,05% em relação ao mês de julho, que registrou o valor de R$ 1.275,39

Os dados foram divulgados no dia 3 de setembro pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-DF). Vale ressaltar que, para se ter o valor real do metro quadrado de uma obra, além do CUB-DF/m², deve-se considerar os demais custos adicionais, como, por exemplo: projetos, fundações, elevadores, instalações de ar-condicionado, impostos e taxas, entre outros.

Para obter este resultado mensal, o CUB-DF/m² inclui a avaliação de um grupo de materiais com 25 itens, além de mão de obra de servente e pedreiro; despesas administrativas referentes ao salário mais encargos sociais pagos ao engenheiro; e equipamento, representado pelo aluguel de betoneira.

CUB Desonerado

O valor do CUB-DF/m² Desonerado (R8-N), referente ao mês de agosto, apresentou uma variação positiva de 0,06% em relação ao mês anterior, passando o seu valor para R$ 1.198,02. No mês de julho, o índice registrou R$ 1.197,36. A metodologia usada no CUB-DF/m² Desonerado é a mesma do CUB-DF/m², com a ressalva de que o desonerado não considera a incidência dos 20% referentes à Previdência Social.

É importante observar que, neste cálculo, o Sinduscon-DF apenas altera os valores referentes aos encargos previdenciários e trabalhistas, devido à desoneração, enquanto os benefícios só poderão sofrer alterações após Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), se esta alterar os valores dos benefícios.

O R8-N refere-se à Residência Multifamiliar, padrão normal. Confira abaixo os demais projetos-padrão do mês:

» CUB-DF/m² Padrão - Agosto/2018
» CUB-DF/m² Desonerado - Agosto/2018
Acesse o site oficial do CUB
Cadastre-se e receba nossa newsletter
SOBRE O SINDUSCON-DF

O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF) é a principal entidade representativa do segmento empresarial da construção civil no Distrito Federal.
SIA Trecho 2/3 Lote 1.125 - 2º andar
CEP: 71200-020 | Brasília-DF