Cnae

Todos os direitos reservados por Sinduscon-DF

Cnae

A Classificação Nacional de Atividades Econômicas (Cnae) é o instrumento de padronização nacional dos códigos de atividade econômica e dos critérios de enquadramento utilizados pelos diversos órgãos da Administração Tributária do país.

Trata-se de um detalhamento aplicado a todos os agentes econômicos que estão engajados na produção de bens e serviços, podendo compreender estabelecimentos de empresas privadas ou públicas, estabelecimentos agrícolas, organismos públicos e privados, instituições sem fins lucrativos e agentes autônomos (Pessoa Física).

A Cnae resulta de um trabalho conjunto das três esferas de governo, elaborada sob a coordenação da Secretaria da Receita Federal e orientação técnica do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com representantes da União, dos Estados e dos Municípios, na Subcomissão Técnica da Cnae, que atua em caráter permanente no âmbito da Comissão Nacional de Classificação (Concla).

Na Secretaria da Receita Federal, a Cnae é um código a ser informado na Ficha Cadastral de Pessoa Jurídica (FCPJ), que alimentará o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).

Construção civil

Relacionamos, abaixo, a relação das Cnaes nas quais o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF) está enquadrado.

É válido ressaltar, para as empresas que tenham como atividade principal qualquer um dos códigos listados a seguir, que elas são pertencentes à categoria econômica da construção civil e, portanto, ligadas ao Sinduscon-DF.

Seção F - Construção
Construção de edifícios, obras de infraestrutura e serviços especializados para construção

41.2 -  todos
42.1 -  todos
42.2 - todos
42.9 - todos
43.1  - todos
43.2 - todos
43.3 - todos
43.9 - todos

Para mais informações, procure a Receita Federal do Brasil.

Cadastre-se e receba nossa newsletter
SOBRE O SINDUSCON-DF

O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF) é a principal entidade representativa do segmento empresarial da construção civil no Distrito Federal.
SIA Trecho 2/3 Lote 1.125 - 2º andar
CEP: 71200-020 | Brasília-DF