''Desempenho Acústico'' da ABNT NBR 15575 entra em Consulta Nacional

''Desempenho Acústico'' da ABNT NBR 15575 entra em Consulta Nacional
Compartilhe:

Agência CBIC

Entraram em Consulta Nacional, no dia 7 de abril, as Emendas à Norma de Desempenho (ABNT NBR 15575) que revisam parte do conteúdo referente ao ‘Desempenho Acústico’, sendo mantido o restante inalterado. Os interessados têm até o dia 6 de maio para participarem.

-Emenda 2 da ABNT NBR 15575-1 Edificações habitacionais – Desempenho Parte 1: Requisitos gerais;

- Emenda 1 da ABNT NBR 15575-3 Edificações habitacionais – Desempenho Parte 3: Requisitos para os sistemas de pisos;

- Emenda 2 ABNT NBR 15575-4 Edificações habitacionais – Desempenho Parte 4: Requisitos para os sistemas de vedações verticais internas e externas – SVVIE;

- Emenda 2 ABNT NBR 15575-5 Edificações habitacionais – Desempenho Parte 5: Requisitos para os sistemas de coberturas;

- Emenda 1 ABNT NBR 15575-6 Edificações habitacionais – Desempenho Parte 6: Requisitos para os sistemas hidrossanitários.

Cabem destacar as inclusões em ‘Anexo Informativo’ dos critérios e níveis de desempenho para ruídos de impactos em sistemas de pisos em salas e dos critérios e níveis de desempenho de isolamento a ruídos aéreos de fachadas em salas, a partir do Desempenho Intermediário. Para Desempenho Mínimo não se aplica. Essa medida visa induzir, neste primeiro momento, o mercado e a academia a coletarem informações sobre o Desempenho de piso e de fachada também em salas.

A Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), por meio do seu Grupo de Acompanhamento de Normas Técnicas (Gant), divulgou e participou das reuniões de discussão dos textos propostos para as Emendas, na CE-002:136.001 “Desempenho de Edificações”. A arquiteta Fabiana Curado, especialista em Engenharia Acústica e Ambiental da Síntese Arquitetura e Construção, membro do Gant, avaliou, ao final dos trabalhos, que foi atingido o objetivo geral de melhoria do texto normativo, com o atendimento de várias propostas consistentes de mudança apresentadas.

Para acompanhar as alterações de normas técnicas do setor da construção, acesse o Portal de Normas Técnicas da CBIC. O cadastro, gratuito, dá acesso às informações dessas e de outras Normas ABNT.

O acompanhamento e gestão das normas técnicas do setor integra o projeto “Inovação e Tecnologia”, realizado pela CBIC, por meio da sua Comat, com a correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

Voltar